5 Cuidados com a ração do seu animal de estimação

vetscope-racao-animal

É necessário prudência ao oferecer um alimento para o seu animal de estimação. Escolher uma ração de qualidade levando em conta as características raciais, idade, porte e nível de atividade física são pontos a serem avaliados. Os cães podem se alimentar de ração, porém algumas pessoas preferem oferecer dietas caseiras. Nestes casos, é indicado que um médico veterinário com experiência em nutrição animal elabore o melhor cardápio para cada paciente.

As rações “super premium” são consideradas por especialistas as mais completas para os cães e gatos, pois possuem ingredientes de qualidade e procedência, o que favorece uma ótima absorção e utilização destes nutrientes pelo organismo.

Existem também as “rações terapêuticas”, que são indicadas para pacientes com alguns distúrbios de saúde específicos. Alguns exemplos são as rações para animais diabéticos, obesos ou aqueles que possuem doenças cardíacas, renais, hepáticas, gastrointestinais ou dermatológicas por exemplo. Mas um detalhe é importante, não ofereça ao seu animal uma dieta terapêutica sem o consentimento ou indicação de um medico veterinário.

Evitar guloseimas também é essencial, já que muitos deles são ricos em sódio, gorduras e carboidratos que podem comprometer a saúde dos animais. Até mesmo os petiscos vendidos em pet shop devem ser oferecidos com limitação, pois em excesso também trazer problemas.

Veja alguns pontos que é preciso levar em consideração:

  1. Compre sempre rações de pacotes fechados. As rações vendidas à granel podem perder boa parte de seus nutrientes ou até mesmo sofrer contaminação por microrganismos.
  2. Verifique a indicação de ração ideal para o seu animal. Consulte o veterinário, se necessário.
  3. Caso necessite trocar de ração faça-o de forma gradual, oferecendo aos poucos a nova ração e retirando aos poucos a ração antiga, ao longo de uma semana. Dessa forma poderá prevenir diarréia por mudança alimentar.
  4. Mantenha a ração em um recipiente fechado, abrigado do calor e umidade.
  5. Não permita que cães e gatos consumam a ração uns dos outros. Cada espécie tem suas necessidades e a inversão das rações pode trazer complicações.

 

Em caso de dúvidas sempre consulte o seu veterinário.

vetscope-blog-foto-renan-medico-foto-02

MV Renan Medico da Silva
CRMV SP 26659

Formado em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2009).
Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade de Marília – UNIMAR (2011).
Especialização em Medicina Intensiva Veterinária e de Emergências – CETAC/UNIP (2015).
Certificação ABC TRAUMA pela Academia Brasileira de Medicina Intensiva Veterinária – BVECCS (2016).
Professor do Centro de Aprimoramento Profissional e Especialidades Veterinárias – CAPESVET (Desde 2015).
Médico Veterinário da UTI VET – Ribeirão Preto/SP (Desde 2012).
Fundador da VET SCOPE Endoscopia Veterinária (2016).
Especialização em Gastroenterologia de Cães e Gatos – ANCLIVEPA/SP (Em andamento).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *