Como funciona o serviço de Endoscopia Veterinária Volante?

vet-scope-blog-como-funciona-o-servico-de-endoscopia-veterinaria-volante

Muitas vezes, as clínicas e hospitais veterinários possuem um espaço reservado para o atendimento clínico dos pacientes (consultório), centro cirúrgico e até mesmo laboratório de análises clínicas e sala destinada aos exames de imagem como radiografia e ultrassonografia. Uma grande vantagem de oferecer o serviço de endoscopia móvel é que o médico veterinário solicitante não precisa necessariamente possuir todos os equipamentos. A VET SCOPE leva até o local tudo o que é necessário para realizar o procedimento endoscópico, sendo necessário apenas uma estrutura física apropriada (centro cirúrgico) e um anestesista experiente para realizar a anestesia inalatória.

Comodidade e confiança

A contratação do serviço de endoscopia móvel permite que o animal realize a endoscopia na própria clínica onde foi atendido, tornando esse processo menos estressante para o paciente, além de ser mais rápido e prático tanto para o tutor do animal quanto para o veterinário que está solicitando o exame, uma vez que sabemos como é difícil a logística de levar nosso cão ou gato para várias clínicas para realizar exames ou procedimentos. Outro ponto positivo é que, com a endoscopia móvel o tutor do animal tem a confiança de que o profissional que ele conhece estará presente na hora do exame, proporcionando tranquilidade em um momento geralmente delicado. Com essa abordagem percebemos que a fidelização dos clientes aumenta de forma considerável.

A Endoscopia Digestiva

A endoscopia digestiva é capaz de diagnosticar diversas doenças do trato digestório dos animais, sendo considerada uma das melhores ferramentas para este fim. Através da endoscopia digestiva alta é possível avaliar esôfago, estômago e duodeno (primeira porção do intestino delgado). Já pela colonoscopia ou endoscopia digestiva baixa é possível avaliar o reto e o cólon (intestino grosso). Em ambas as situações o médico veterinário endoscopista consegue visualizar e também biopsia os órgãos, para que o diagnóstico seja o mais preciso possível. A endoscopia também pode ser usada para retirar corpos estranhos (objetos) do trato digestório (principalmente de esôfago e estômago), sem a necessidade de uma intervenção cirúrgica e consequentemente cuidados pós-operatórios complexos.

Principais indicações de endoscopia em cães e gatos:

– Vômito ou diarreia crônicos ou intermitentes.

– Emagrecimento sem causa definida.

– Diagnóstico e extração de corpos estranhos.

– Diagnóstico e tratamento de hemorragias.

– Diagnóstico e tratamento de estenoses (endoscopia intervencionista).

– Diagnóstico e retirada de pólipos gastrointestinais.

– Coleta de biópsias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *