Corpos Estranhos – Entenda os riscos para o seu animal

Quem tem animal de estimação sabe que eles, muitas vezes, não sabem o que podem ou não comer. E mesmo durante alguma brincadeira, acontecem acidentes, e eles terminam por ingerir algum objeto estranho.

Isso é mais comum do que se imagina. Sendo assim, todo cuidado é pouco com os objetos que ficam ao alcance da boca dos cães e gatos.

Alguns tipos de objetos podem ser eliminados pelo sistema digestivo do animal sem maiores problemas, porém outros podem causar lesões inflamatórias e até mesmo perfurações dos órgãos internos, exigindo cuidados emergenciais.

Portanto, sempre que um cão ou gato engole algum objeto é muito importante que um médico veterinário avalie o paciente para indicar a melhor forma de ajudá-lo.

 

Corpo estranho

Quando um cachorro ou gato ingere um objeto que o incomoda ele poderá vomitá-lo naturalmente. Se não ocorrer a eliminação, é de suma importância levá-lo ao consultório veterinário para que sejam realizados os exames e procedimentos necessários para resolução do problema com segurança. Atualmente está contra-indicada a indução do vômito com água oxigenada, devido a sua ação lesiva da mucosa esofágica e gástrica. Existem fármacos mais seguros para este tipo de abordagem.

Veremos agora alguns objetos que rotineiramente trazem problemas aos animais de estimação:

  • Tomadas, fios e cabos. O aviso que vale para crianças pequenas, também vale para animais: deixe fios e cabos fora do campo de visão deles, pois são muito curiosos.
  • Eles adoram fazer travessuras no lixo. Mantenha seu cão e gato distante. Há muito perigo dentro de um saco com resíduos; desde microorganismos até vidros quebrados.
  • Cuidado com o que deixa em cima da mesa. Seja da sala de estar ou cozinha, fique atento.
  • Clipes, agulhas ou alfinetes caídos no chão igualmente oferecem perigo.
  • Brinquedos que soltem peças ou se desmanchem também são muito atrativos para eles, oferecendo risco.

 

Sangue nas fezes do cachorro

Você reparou que tem sangue nas fezes do seu cachorro? Você olhou em volta e não conseguiu identificar nada que ele possa ter comido? É possível que ele tenha ingerido algo afiado ou pontiagudo. O veterinário deverá examiná-lo a fim de descobrir a causa do problema.

No consultório, talvez passe por uma endoscopia, ou até mesmo seja encaminhado para uma cirurgia. É muito comum encontrar animais que, por acidente ou descuido dos donos, ingeriram corpos estranhos. Principalmente filhotes que são naturalmente curiosos.

É indispensável ser bem rigoroso com o ambiente onde o animal permanece. Cuidado com os brinquedos que você dará para ele. Alguns são bastante perigosos.

Faça uma varredura no local para descobrir fiapos, pregos, alfinetes. Veja com o veterinário quais as possíveis restrições. Outro item perigoso para animais (e crianças) são as sacolas de plástico.

Fique de olho no seu animal de estimação. Vômitos, sangue nas fezes, agitação ou apatia podem ser indícios de que algo não está bem com ele.

Na consulta com o veterinário, sempre fale de suas observações. Isso ajuda, e muito, no diagnóstico de vários problemas. Algo que você considera normal pode ser sinal importante para esclarecer o que esta acontecendo com ele.

 

vetscope-blog-foto-renan-medico-foto-02
MV Renan Medico da Silva

CRMV SP 26659

Formado em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2009).
Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade de Marília – UNIMAR (2011).
Especialização em Medicina Intensiva Veterinária e de Emergências – CETAC/UNIP (2015).
Certificação ABC TRAUMA pela Academia Brasileira de Medicina Intensiva Veterinária – BVECCS (2016).
Professor do Centro de Aprimoramento Profissional e Especialidades Veterinárias – CAPESVET (Desde 2015).
Médico Veterinário da UTI VET – Ribeirão Preto/SP (Desde 2012).
Fundador da VET SCOPE Endoscopia Veterinária (2016).
Especialização em Gastroenterologia de Cães e Gatos – ANCLIVEPA/SP (Em andamento).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *