É normal os animais comerem as plantas da minha casa?

vetscope-blog-é-normal-os-animais-comerem-as-plantas-da-minha-casa

Quem tem animal de estimação deve sempre estar atento ao que ele come, mesmo em casa, mas principalmente na hora do passeio, no caso dos cães.

Animais não fazem muita distinção e comem folhas e plantas indiscriminadamente. Quem nunca brigou com o cão que destruiu aquele jardim feito com tanto esmero?

A alimentação ideal do cachorro é a ração, entretanto, pode acontecer dele mastigar ou lamber folhas de plantas. Isso pode ocorrer porque ele está procurando diversão, sente algum desconforto no estômago, está entediado ou mesmo com carência de algumas vitaminas. Independente da causa é sempre um motivo de atenção.

 Alimentação ideal do seu cachorro

Na verdade, na maioria das vezes que o animal come plantas, está sinalizando que algo vai mal. Se isso acontecer com seu animal, é bom analisar a dieta. A ração que você está oferecendo supre todas as necessidades? Veja se a urina e as fezes dele estão normais. Avalie a cor, consistência e presença de muco ou sangue nas fezes. A questão de comer plantas também pode ser resolvida com o adestramento do animal, se o motivo for um distúrbio comportamental. Quando ele estiver próximo de mordê-las, impeça-o com um tom de voz mais firme que o faça perceber seu desagrado. Se for rebeldia, com algum treino e insistência irá abandonar essa atitude.

Veja o que fazer para evitar que o animal mastigue plantas:

  • No caso de vasos em apartamento, por exemplo, deixe as plantas no alto;
  • Se você morar em casa,faça uma cerca de proteção nos arbustos para manter os animais afastados;

Se não conseguir evitar, mantenha no jardim (ou em vasos) plantas que não lhe faça mal, como alecrim, camomila e valeriana.

Cuidados com a alimentação do seu animal

Há quem diga que os animais acabam por comer folhas de plantas por possuírem substâncias que os ajudam a vomitar. Por isso muitas pessoas dizem que o animal morde folhas quando não está “bom do estômago”.

Sendo assim, é preciso ficar atento, uma vez que algumas plantas são tóxicas para eles e podem causar problemas gastrointestinais e até mesmo neurológicos.

Determinadas plantas são muitos comuns nos jardins, mas é necessário não evitá-las quando há animais. Existem diversas plantas capazes de causar problemas aos cães e gatos, devido à sua toxicidade. Citamos o exemplo de flores como os lírios, as populares azaleias, e ainda a babosa, o antúrio e o comigo-ninguém-pode.

É fundamental sempre observar o comportamento dos animais e levá-los ao veterinário sempre que notar algo diferente.

Comer terra, plantas, ter urina com odor acentuado e fezes fora do padrão podem ser um sinal de alguma doença. As consultas e os exames de rotina são essenciais na identificação de possíveis problemas.

 

vetscope-blog-foto-renan-medico

MV Renan Medico da Silva
CRMV SP 26659

Formado em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2009).
Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade de Marília – UNIMAR (2011).
Especialização em Medicina Intensiva Veterinária e de Emergências – CETAC/UNIP (2015).
Certificação ABC TRAUMA pela Academia Brasileira de Medicina Intensiva Veterinária – BVECCS (2016).
Professor do Centro de Aprimoramento Profissional e Especialidades Veterinárias – CAPESVET (Desde 2015).
Médico Veterinário da UTI VET – Ribeirão Preto/SP (Desde 2012).
Fundador da VET SCOPE Endoscopia Veterinária (2016).
Especialização em Gastroenterologia de Cães e Gatos – ANCLIVEPA/SP (Em andamento).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *