O que são as bolas de pelo? Elas causam risco à saúde dos gatos?

VetScopeBlog-o-que-são-as-bolas-de-pelo-elas-causam-risco-á-saúde-dos-gatos

Gatos são peculiares. Eles cuidam com esmero da própria higiene e fazem isso lambendo-se. Contudo, esse hábito faz com que alguns pelos fiquem presos na língua e sejam engolidos, indo parar no estômago do animal, muitas vezes formando as bolas de pelos.

As bolas de pelos são chamadas de tricobenzoar e é na primavera e outono que aumentam sua incidência, já que são épocas em que os animais trocam mais a pelagem.

É comum que os gatos expulsem esses pelos por meio do vômito. Muitos tutores têm medo desse hábito dos seus animais, mas isso não deve causar preocupação. É preciso apenas ficar atento, porque os pelos podem se acumular em excesso no estômago ou intestino, causando alguns problemas.

Há diferenças entre animais de pelo curto e longo. Uma média saudável, para gatos de pelos longos, é eliminar as bolas de pelo pela boca até quatro vezes por mês.  Já os gatos de pelo curto podem eliminar essas formações de uma a duas vezes por mês.

Bola de pelo em gatos

Em alguns casos, os animais podem se beneficiar de tratamentos para ajudar na eliminação dos pelos. Em casos raros, há a necessidade de endoscopia para retirar esse material do estômago ou cirurgia, caso ele esteja causando alguma afecção intestinal. É sempre importante observar se o seu gato está defecando normalmente.

Algumas medidas preventivas ajudam a reduzir o desconforto dos animais com as bolas de pelo. Veja quais são:

• Mesmo que eles sejam autossuficientes, tenha o hábito de escovar os gatos. Isso ajuda a reduzir os pelos soltos que podem ser engolidos.
  • Ofereça ração de qualidade ao animal. Ela pode ajudar a evitar a queda dos pelos.
  • Faça uso das gramas vendidas em pet shops. Elas ajudam a controlar as bolas de pelo.
  • Leve o animal ao veterinário regularmente para que ele seja examinado.

Tratamento para bola de pelos

Quando as bolas de pelo provocam problemas nos gatos, eles podem apresentar um quadro obstrução intestinal e causar dificuldades para defecar. Nesses casos, os veterinários costumam optar pela lavagem intestinal ou, até mesmo, por uma cirurgia para eliminar as bolas de pelo.

Se você tem gato, é importante estar de olho. Qualquer alteração de comportamento pode indicar que ele está com problema e precisa ser levado ao veterinário.

vetscope-blog-foto-renan-medico

MV Renan Medico da Silva
CRMV SP 26659

Formado em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2009).
Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade de Marília – UNIMAR (2011).
Especialização em Medicina Intensiva Veterinária e de Emergências – CETAC/UNIP (2015).
Certificação ABC TRAUMA pela Academia Brasileira de Medicina Intensiva Veterinária – BVECCS (2016).
Professor do Centro de Aprimoramento Profissional e Especialidades Veterinárias – CAPESVET (Desde 2015).
Médico Veterinário da UTI VET – Ribeirão Preto/SP (Desde 2012).
Fundador da VET SCOPE Endoscopia Veterinária (2016).
Especialização em Gastroenterologia de Cães e Gatos – ANCLIVEPA/SP (Em andamento).