Quais comidas devem ser evitadas para animais?

VetScopeBlog-quais-comidas-devem-ser-evitadas-para-animais

É hora da refeição e seu cão se posiciona bem ao seu lado com aquele olhar pidão. Não caia na tentação de dar a ele aquele pedaço de pão ou compartilhar uma xícara de café. Se você faz isso, pode estar prejudicando – e muito – a saúde do seu cachorro ou gato.

O organismo dos animais tem diversas diferenças quando comparado ao dos  seres humanos. Sua estrutura digestiva é mais sensível e, portanto, não suportam consumir os mesmos alimentos que seus donos. Alguns são tão perigosos que podem até matar o animal!

 

Alimentos perigosos para cães e gatos

Quem nunca teve vontade de dividir um alimento com seu animal de estimação? É difícil, mas saiba que é preciso muito cuidado. Nem sempre os alimentos que nós consideramos saborosos ou até mesmo os alimentos que eles adoram, são seguros para eles. Alguns alimentos podem interferir na saúde e causar, até mesmo, alguns tipos de intoxicação, gastroenterites e favorecer uma série de doenças. Tenha cautela e consulte um médico veterinário antes de decidir inovar no cardápio dos pets.

Pensando em todas essas questões, a maioria das pessoas opta pela alimentar seus cães e gatos com ração. Esta é uma opção muito prática e fornece todos os ingredientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Dentre as opções existentes no mercado, as rações “super premium” são consideradas as melhores e mais completas. Atualmente existem várias rações comerciais consideradas “terapêuticas”, ou seja, indicadas quando o animalzinho tem alguma doença na qual a dieta pode auxiliar o tratamento. Apesar de serem vendidas nos mais diversos petshops é essencial que um médico veterinário capacitado prescreva uma ração dessa linha, pois apenas ele vai poder decidir qual a melhor opção para o paciente, seja cão ou gato.

Outro grupo de pessoas preferem oferecer aos animais “alimentação natural”. Já existem no mercado diversas empresas que comercializam essas dietas, procure informar-se se a formulação dessa dieta está sendo realizado por profissional capacitado, neste caso, de preferência alguém com especialização em nutrologia veterinária.

Por último, mas não menos importante, vale lembrar que não devemos oferecer ração de cães para os gatos ou vice-versa, pois essa cada espécie tem necessidades e características diferentes.

Agora confira uma lista básica de alimentos que são prejudiciais para cães e gatos:

  • Chocolate;
  • Café e refrigerantes;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Uvas, uvas passas e sultanas;
  • Abacate e carambola;
  • Alho e cebola;
  • Doces, frituras e alimentos gordurosos,
  • Cogumelos;
  • Xilitol (adoçante natural).

Sempre pergunte ao veterinário sobre quais frutas e vegetais que eles podem consumir, por exemplo. É comum cães e gatos se sentirem atraídos a “roubar” alimentos da mesa e, até mesmo, revirar latas de lixo. Por isso, fique atento. Se ele comer algo diferente da sua dieta, observe seu comportamento e caso ele apresente sinais de irritação, desconforto, problemas digestivos como falta de apetite, gases, cólicas, vômito ou diarreia consulte seu veterinário rapidamente.

 

vetscope-blog-foto-renan-medico-foto-03
MV Renan Medico da Silva
CRMV SP 26659

Formado em Medicina Veterinária pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2009).
Residência em Clínica Médica de Pequenos Animais pela Universidade de Marília – UNIMAR (2011).
Especialização em Medicina Intensiva Veterinária e de Emergências – CETAC/UNIP (2015).
Certificação ABC TRAUMA pela Academia Brasileira de Medicina Intensiva Veterinária – BVECCS (2016).
Professor do Centro de Aprimoramento Profissional e Especialidades Veterinárias – CAPESVET (Desde 2015).
Médico Veterinário da UTI VET – Ribeirão Preto/SP (Desde 2012).
Fundador da VET SCOPE Endoscopia Veterinária (2016).
Especialização em Gastroenterologia de Cães e Gatos – ANCLIVEPA/SP (Em andamento).

One Reply to “Quais comidas devem ser evitadas para animais?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *